Domingo tomei um antiinflamatório e, em seguida, meia taça de vinho para acompanhar o delicioso creme de aipim com carne que preparei. O resultado foi uma crise de gastrite. A culpa não foi do creme de aipim. Tenho certeza absoluta, já que o Márcio tomou de novo ontem e disse que ainda estava bom :-)
A seguir, a "complicadíssima" receita que fica uma delícia acompanhada por um bom vinho. Só a parte do antiinflamatório é bom não tentar repetir em casa.
Ingredientes
- Meio quilo de músculo traseiro
- Um quilo de aipim descascado (que eu não sou mulher de ficar descascando aipim)
- Dois cubinhos de caldo de carne (não me venha fazer cara feia, que se o Jamie Oliver usa, quem sou eu pra não usar?)
- Três colheres de azeite
- Uma colher de chá de açúcar
- Sal a gosto (se necessário)
Modo de preparo
Numa panela de pressão, aqueça bem o azeite com a colher de açúcar. Frite os pedaços de músculo até dourar. Cubra com água fervente até quatro dedos acima da carne. Feche a panela e deixe cozinhar na pressão por 40 minutos. Abra a panela e acrescente o aipim. Cozinhe na pressão por mais meia hora. Ajuste o sal e voilá!
A receita é minha mesmo. Por isso a "complicação" e a "sofisticação".
*
Um update e duas observações em resposta aos comentários dos queridos leitores.
Update
A pessoa aqui esqueceu de botar a informação de que os cubinhos de caldo de carne entram panela junto com a água fervente. Pessoalmente, não chego a dissolver. É uma receita bem preguiçosa mesmo. Encarrego a pressão de misturar tudo, e sempre dá certo. Obrigada pelo alerta, Antônio e Miriam Rose.
Observação 1
Márcio Reinaldo, a diferença deste creme e da vaca atolada é que neste vai bastante água, que deixa o prato com mais cara de sopa do que de... Vaca Atolada. Eu também faço Vaca Atolada e é bem parecido, mas costumo cozinhar o aipim um pouco antes de misturar à carne – sempre costela ou vazio.
Observação 2
Fernando, não tenho dúvidas de que com caldo de carne feito em casa vá ficar melhor. Um dia ainda faço assim. :-)
Postado por Cássia Zanon
Oi Cássia,
ResponderExcluirEsta receita se chama "Vaca Atolada" e fica muito bom também se for feita com costela bovina. Depois de pronto joga salsinha picada e queijo ralado grosso por cima que fica bom demais.
Um Abraço
Querida amiga:
ResponderExcluirA receita parece saborosa, mas não entendi o porquê dos cubinhos caldo de carne na listagem dos ingredientes, se você, no "modo de preparo", não diz quando colocá-los. Beijão
Onde entra o caldo de carne? Seria a "agua fervente"? Ou vão inteiros na panela depois de fritar a carne?
ResponderExcluirtirando o caldo de carne artificial, parece bom
ResponderExcluirvou ter que experimentar. Inda mais que o Joaquim adora aipim e há pouco tempo também se tornou carnívoro!
ResponderExcluirbj, nono
Ai, me deu fome!
ResponderExcluirEsta gororoba mais parece receita do tal de anonymus gourmet. Algo sem temperos, com cheiro e gosto de comida de hospital. Q nojo! Aqui se come muito mal, comida de agricultores - misturebas grosseiras. Aprenda com a Bete a usar cebolas, alho, fondor, grill, molho de soja, tempero verde, manjericão, tomilho, alecrim, o diabo a quatro. Cozinhar ñ é jogar coisas numa panela de pressão. Só gente muito tosca faz isto e isto é coisa q ñ se conta p`ra ninguém, boca de fossa.
ResponderExcluir