Hoje de manhã, foi divertida a cara de estranhamento do moço do açougue do Zaffari quando pedi uma única lingüiça da Borrússia. No carrinho, já estavam o meio quilo de guisado (carne moída) de primeira, a salsa, a cebolinha e o manjericão frescos e a caixa de capellini Barilla. Há horas eu queria fazer uma massa com almôndegas, e a comemoração tardia do aniversário da minha mãe foi uma boa desculpa.
Esta é uma das receitas a que comecei a me dedicar há uns dez anos, depois de experimentar as meatballs feitas pelo meu amigo Juliano Corbellini, com base na receita d'O Poderoso Chefão. No início, eu sempre pesava a mão no ovo ou na farinha ou seguia receitas que, sozinhas, não resultavam no que eu esperava. Com o tempo, a coisa foi tomando forma e, atualmente, depois de muitas adaptações e outro tanto de prática, o prato virou uma das minhas especialidades.
Enquanto começava este post, mais cedo, as almôndegas estavam aquecendo dentro do molho de tomate, à espera das convidadas. Um dos erros que cometia, aliás, era cozinhar as bolinhas no molho. O melhor é só aquecê-las mesmo. Agora, tudo já foi consumido e apreciado.
Como a maioria das receitas que costumo fazer, esta é bastante simples. A ela, pois.
Almôndegas ao molho de tomate
- 1/2 quilo de carne moída de primeira (é legal pedir para moer na hora)
- 1 lingüiça pequena (eu gosto muito das da Borrússia)
- 1 cebola pequena picada bem fininho ou ralada
- 1 gema de ovo
- 1 colher de sopa de farinha de rosca
- um punhadinho de salsa picada
- outro punhadinho de cebolinha picada
- sal e pimenta do reino a gosto
- 1/2 litro de molho de tomate grosso, temperado a gosto (eu uso azeite de oliva, duas latas de tomates pelados, um dente de alho, uma cebola pequena, sal, pimenta do reino, uma pitada de orégano e outra de manjericão seco)
- um punhadinho de folhas de manjericão fresco
Misturar com a mão a carne com a lingüiça desmanchada, a gema, a cebola, a colher de farinha de rosca, a salsa, a cebolinha, sal e pimenta do reino a gosto. Moldar as almôndegas (eu gosto que fiquem de tamanho médio, feitas com mais ou menos uma colher de sopa cheia de carne) e reservar. Forrar o fundo de uma panela de ferro com azeite de oliva até ficar bem quente e dourar levemente as almôndegas. Virar as bolinhas para dourarem em todos os lados. Feito isso, acrescentar o molho de tomate já quente (quando não dá tempo de cozinhar os tomates e os temperos antes, fazendo um belo molho, uso duas latas ou dois vidros de molho pronto mesmo - o sugo do Pastifício Italiano é uma delícia) e deixar aquecer tudo junto por uns cinco minutos. Pouco antes de servir, acrescentar as folhas de manjericão.
Ah, sim. Esta porção serve quatro pessoas.
Meu Deus! Tenho que experimentar essa receita. Saiba que você despertou um desejo absurdo em uma grávida que não come carne! Depois eu te conto...hehehe...
ResponderExcluir