O dia se espatifa: Das leituras necessárias

domingo, 6 de janeiro de 2008

Das leituras necessárias


Acabei de ler neste instante possivelmente um dos melhores livros que lerei em 2008. Hipnotizante pela história e pela força narrativa, Marcas de Nascença é uma daquelas leituras que nos acompanham o tempo todo, mesmo quando fechamos o livro. Ao terminar o último parágrafo, fui impelida a reler vários trechos anteriores, que se recobriram de novos significados.

Impossível não se emocionar e não se identificar, bem como deixar de procurar em todos os que nos rodeiam que tipo de sofrimento infantil gerou o adulto que conhecemos. Difícil também não pensar com cuidado na reponsabilidade que temos diante dos pequenos, a quem muitas vezes vemos como indiferentes às situações que presenciam e vivem involuntariamente.

A elegância do texto da escritora canadense Nancy Huston é um dos principais atrativos do livro, que narra a passagem dos seis para os sete anos de quatro personagens em quatro momentos distintos da História. Da Califórnia dos dias atuais à Alemanha do final da II Guerra Mundial, passando pela Israel do começo da década de 1980 e Toronto e Nova York do começo da década de 1960, mostra o peso dos conflitos próximos e distantes na formação da nossa personalidade.

Traduzido do francês pela minha querida amiga Ilana Heineberg, Marcas de Nascença – que dei de presente de Natal para algumas das mulheres mais importantes da minha vida – é uma leitura necessária. E emocionante.



Postado por Cássia Zanon

4 comentários:

  1. Amiga querida, agora vi que me linkaste no teu blog, que honra. Adoro tuas dicas literárias. Fiquei muito a fim de ler este do Steve Martin (leitura de verão). Encontraste na Cultura?? bjo.

    ResponderExcluir
  2. Cássia | www.clicrbs.com.br/cassiazanon06/01/2008, 17:30

    Sim, Ana, tem na Cultura.

    ResponderExcluir
  3. cristiano dalcin07/01/2008, 05:35

    cassinha
    feliz 2008
    obrigado pela dica de leitura. se tu garante que não vai ter nada melhor este ano, vou ler o mais breve possível.
    um beijo
    cristiano

    ResponderExcluir
  4. Luciana Gerbovic11/01/2008, 14:39

    Olá Cássia!!! Um grande ano pra vocês...só hoje vi seu recadinho no blog.

    Então, esse será um livro que não vou largar até chegar ao final? Tô precisando de um desses!

    Estou ainda em busca do tempo perdido, mas seria bom um outro pra dar uma alternada!

    beijo

    ResponderExcluir