O dia se espatifa: Estrela cadente

segunda-feira, 17 de abril de 2006

Estrela cadente

Não me entendam mal, eu não quero que a Varig feche. Não torço por isso de jeito nenhum. Mas também não agüento mais tanto zunzunzum em torno da crise autoinfligida.

Além do mais, quem é que ainda consegue voar Varig hoje em dia? Quase todo mundo que eu conheço voa Gol, TAM, Aerolíneas, Lufthansa... De Varig, só uma prima comissária e os meus tios, que, por causa dela, conseguem passagens quase de graça.

12 comentários:

  1. Hum... Também não sou lá uma grande militante da causa, mas eu acho que independentemente de preço e de gostar ou não da empresa, a Varig não pode fechar. É uma das únicas marcas brasileiras reconhecidas em qualquer lugar do planeta, por um motivo até óbvio: quase todos os aeroportos do mundo têm um balcãozinho dela. É referência, mesmo para um país que não é levado muito a sério. Se eu fosse presidente, comprava a Varig. Sem pensar nem pestanejar. Marca é marca, fora as concessões de trechos aéreos que tem em todo o planeta. A Gol, TAM, Ocean Air nunca vão conseguir nem um terço.Ah, Feliz Páscoa pra ti e pro Márcio!

    ResponderExcluir
  2. Mas a Varig virou um Jornal do Brasil, uma Gazeta Mercantil... Não é melhor fechar?

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca cheguei a voar Varig! Sempre era mais que o dobro que as outras cias... Também não acho que deva fechar. Mas a falência já está acontecendo a horas, e começou quando ainda era uma grande cia, com os esbanjamentos... Mas o governo não tem que colocar dinheiro aí não! Já pensou se a moda pega??

    ResponderExcluir
  4. Pois é, gurias. Eu não acho melhor fechar. A Varig ainda tem ótimos aviões, de primeiríssima qualidade, muitos dão de dez a zero na Lufthansa e na American Airlines. E podem dar lucro, sim. Também não estou falando em meter dinheiro na empresa, mas comprá-la em vez de simplesmente ajudá-la. O que são R$ 8 bi para um governo ou país que deixa essa grana escoar pelo ralo da corrupção? Imaginaram o Brasil com uma estatal na área de aviação? Te mete!

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo com as duas. Só acho esse apego à marca meio over DEMAIS. Pior ainda é essa coisa de dizer que a Varig é "do Rio Grande". Desde quando, Meu Deus? A Varig é tão do Rio Grande do Sul como a TAM é de Marília...

    Ah. E também não se pode esquecer que eu estou com a boa e velha TPF (Tensão Pré-Férias), que me deixa num mau humor horrorrrrrrroso!

    ResponderExcluir
  6. É uma vez voltando de uma viagem, um funcionário da Varig puxou assunto comigo e eu tinha viajado com outra cia. Daí ele me alertou para uma coisa que me pareceu procedente: a Varig investia bem mais na segurança, tinha mais funcionários para manter os aviões funcionando bem, em outras palavras, para evitar que caíssem... Mas como a Gol, que é uma das mais em conta nunca teve nenhum acidente grave...

    ResponderExcluir
  7. Só sei que não vou mais de Varig(quem lembra deste reclame - porra, sou tão antigo - ...desta propaganda?).
    E não é pelo preço, não. É que, como não sei, ainda, voar, penso que o piloto deve só deve ter na mente o plano de vôo, a checagem etc etc, mas, do jeito que tá, ele só tá pensando, na demissão, na conta pra pagar, na prestação da casa etc etc.
    Eu heim! Pra lá...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. sério, dois nesse morre-não-morre q eu não aguento mais: a varig e o tele santana. tadinhos, mas jah to sem saco

    ResponderExcluir
  10. "Se o Governo brasileiro comprar um circo, no dia seguinte o anão começa a crescer."

    Delfim Netto

    ResponderExcluir
  11. Como diz o Nassif,na Folha, se não for salva, todo mundo perde. Não entendo o papo de quem quer que ela quebre. Não entendo mesmo, isso é assunto para a psicologia. Minha primeira viagem de avião foi pela TAM e a última para Gol... Não ando de Varig desde 2003, quando torrei as minhas últimas milhas.

    ResponderExcluir
  12. segurança é uma boa razão para voar Varig. Gol e TAM, no entanto, não ficam muito atrás nesse quesito. a única que eu recomendo a todos que mantenham distância, por tudo que ouço entre pilotos e pessoas ligadas ao meio, é a BRA.

    quanto a preços, faz bastante tempo já que a Varig regula de preços com suas concorrentes no mercado doméstico, salvo grandes promoções. não tenho idéia de como anda em termos de vôo internacional.

    e quanto a dever ou não ser salva, minha opinião está lá no meu blog.

    ResponderExcluir