O dia se espatifa: E tem lado certo?

quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

E tem lado certo?

Só hoje consegui me inteirar do caso Rodrigo Vianna e ler algumas das manifestações sobre o assunto de coleguinhas e não-coleguinhas em alguns sites em que o assunto está aberto para discussão, e fiquei pasma como a maioria está transformando (que dúvida) a coisa toda num caso maniqueísta. E eu não consegui escolher um lado.

Não conheço o Rodrigo, nem pessoal nem profissionalmente. Confesso com alguma vergonha que não lembrava dele. Talvez se conhecesse, pudesse escolher o meu lado, afinal. Mas não consigo porque precisaria, para isso, saber as respostas para as seguintes perguntas:

1) Se a situação na Globo era (estava) terrível como o Rodrigo descreveu, por que ele não pediu demissão? Quem tem coragem de sair atirando como saiu tem coragem de sair em busca de algo mais condizente com os seus anseios éticos e ideológicos. Ou não?

2) Se o contrato dele tivesse sido renovado, ele teria continuado na Globo? Se sim, por quê?

3) Se a Globo fez tudo o que ele disse que fez, e a eleição terminou como terminou, o que foi que aconteceu? A platinada perdeu o poder? Ou é tão maquiavelicamente competente que agiu da forma como ele diz que agiu porque queria a vitória do Lula de novo?

Juro que não estou sendo cínica. Não sei as respostas. Sei que eu faria tudo diferente do que o Rodrigo fez. Mas não sei se seria o correto. Por isso as dúvidas.

3 comentários:

  1. Cassia, querida, como dizem, há mais coisas entre o céu e a terra do que...etc, etc, etc. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Vai ver ele queria ficar na Globo pra ser promovido e aí poder mudar tudo, Cassiola! :P
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Olha Cassia não sei sobre o Rodrigo, sua conduta e atuação, tb acho estranho e de muita coragem. Independente dos motivos que o levaram a tomar essa atitude. Mas digo com total convicção não houve uma cobertura seria dessas eleições. Tenho vários amigos jornalistas que trabalham nas mais vaiadas empresas. As reclamações são sempre as mesmas, o governo financia através de propagandas o jornal, temos que amenizar, quando não somos obrigados a falar bem. Recentemente vi com meus próprios olhos a vergonha estampada na cara de um repórter da TV Anhanguera aos ser impedido por Doutores e Graduandos da ueg de participar de uma reunião com o Reitor desta, Luiz Arantes. Estes permitiam que todas as outras emissoras entrassem menos a GLOBO, justificando essa postura na ação consciente da emissora de distorcer os fator que vinha ocorrendo. O repórter desta emissora totalmente constrangido se desculpou alegando não ser o responsável pela edição. Veja Cassia, não podemos continuar tratando, neste pais, a comunicação como uma coisa qualquer. Pois ela não é qualquer coisa. A comunicação é um poder constituído dentro da sociedade. Sendo assim ela não pode ser deixada nas mãos do interesse privado pois o resultado disto não pode ser diferente do que vemos. Resumindo, se ele foi serio e conseqüente não importa as pessoas serias. O importante disso tudo é discussão e superação do modelo vigente de organização dos meios de comunicação no Brasil.

    Obrigado pelo espaço é espero que possamos continuar esse e outros debates de fundamental importância para a sociedade.

    Felipe Serra
    uegfelipe@yahoo.com.br

    ResponderExcluir