O dia se espatifa: Adaptação

sábado, 1 de abril de 2006

Adaptação

Sabe esses três fofos aí à esquerda? São o ucraniano Eugene Hutz, o Elijah Wood e o tudibom Liev Schreiber, atores e roteirista/diretor de Uma Vida Iluminada, adaptação para o cinema de Tudo se Ilumina, do excelente Jonathan Safran Foer, que eu acabei de ler ontem de madrugada.

Nunca antes tinha lido um livro tão pouco tempo antes de assistir ao filme a que tivesse inspirado, e foi uma experiência curiosa. Embora alguns aspectos fundamentais da história tenham sido alterados, dá para compreender mesmo sem entender exatamente da coisa que muito do que está no livro não funcionaria no cinema. Assim como cenas extremamente tocantes na tela ficariam absolutamente sem graça no papel.

Ainda não sei o que os críticos acharam do filme (lembra, eu não leio nada sobre antes para não me influenciar), mas gostei bastante. Menos do que o livro, é verdade, mas, ainda assim, não deixaria de recomendar. Talvez eu preferisse ter só visto o filme, sem ler o livro, mas daí não teria lido o livro, o que não seria uma boa escolha.

Enfim, leia o livro, veja o filme, ainda que uma coisa seja completamente independente da outra.

3 comentários:

  1. caramba, ele tem o tamanho do frodo na vida real também!

    ResponderExcluir
  2. Já que tá falando de livro que vira filme, deixa eu recomendar aqui o livro "O Caçador de Pipas" (The Kite Runner). Vai virar filme ano que vem com a direção do Sam Mendes.
    Olha vou dizer uma coisa, li o livro em dois dias. E só foi em dois dias, porque eu me obriguei a dormir. É fantástico. Vale muito, mas muito a pena mesmo.

    ResponderExcluir
  3. Boa, Muzell ;-)

    Dica anotadíssima, Marcela

    ResponderExcluir