O dia se espatifa: Para gostar de ler

terça-feira, 15 de maio de 2007

Para gostar de ler

Nunca entendi aquela série da Ática que nos obrigavam a ler no colégio. Mesmo pré-adolescente já achava pretensiosa demais a intenção de, com uma coleção de textos de autores consagrados, uma editora fazer alguém gostar de ler. Talvez a incompreensão se devesse ao fato de que gostar de ler, para mim, era como gostar de respirar. Não havia escolha.

Pois depois de terminar ontem As Penas do Ofício, do Sérgio Augusto, vi que alguns textos – como os dele – são, sim, capazes de conquistar novos leitores. Eu, pelo menos, saí da leitura uma leitora muito mais ávida, com uma lista enorme de novos títulos. É verdade que também me percebi ávida de muito mais coisas.

Porque o Sérgio faz isso: ele nos apresenta para tantas formas de arte e tantas manifestações culturais diferentes de um jeito tão saboroso, fluente e preciso que acabamos percebendo como estamos perdendo sem ler, ver, ouvir muito mais daquilo tudo de que ele fala. E ao escrever com elegância sem abrir mão da simplicidade, ele prova que conteúdo e inteligibilidade podem andar juntas. "Basta" que haja talento.

6 comentários:

  1. Para gostar de ler!!! Coisas de infância!!! Eu tenho a coleção inteira na minha casa, roubada da biblioteca da escola... rs
    abraços!
    Melissa

    ResponderExcluir
  2. E eu estou tentando gostar de ler agora, nos meus atuais 23 anos, porque sinto que aquela leitura "obrigatória" que era imposta na minha infância não contribuiu com nada para meu hábito de leitura. Ao contrário! Eu não admitia ter que ler algo porque precisava, ao invés de ler algo porque admirava.

    ResponderExcluir
  3. Po, não vou dizer que eu gostava de ler e até demorei um pouco pra pegar o gosto. Mas na minha infância, em meu colégio (Carmo - Santos / SP) tinha sempre a Bienal do Livro e em uma delas veio o Luiz Galdino =) Ganhei um livro autógrafado dele porque em toda bienal eu sempre procurava os livros da autoria dele pra comprar.

    Os únicos livros que realmente me incomodaram pra ler foram os pra vestibular... não que eu tivesse lido. xD

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda tenho um Para Gostar de Ler, e nunca o li.

    ResponderExcluir
  5. Eu adorava essa coleção!!!

    ResponderExcluir
  6. quantos livros tem nessa coleção?

    ResponderExcluir