O dia se espatifa: Etiqueta na feira: fuçar a sacola alheia

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Etiqueta na feira: fuçar a sacola alheia

Por enquanto, o Luís Augusto Fischer é a figura mais presente da minha feira deste ano. Explico. Foi ele a primeira pessoa com quem o Márcio e eu topamos na nossa primeira visita, no começo da noite de sábado. Era sobre ele a manchete do site quando entrei online hoje de manhã. E foi dele o primeiro livro que comprei na Praça da Alfândega em 2008: um exemplar do divertidíssimo Dicionário de Porto-Alegrês, para a carioca Roberrrta, que outro dia estava dizendo que às vezes tem "uma vontade louca de falar um bá".



Por causa do Fischer também me surgiu um questionamento sobre "etiqueta na feira". Quando chegamos à banca da Palmarinca, ele estava pagando uma sacola cheia de livros. Cheia de coisas boas, concluí, sendo ele quem é. Perguntei se podia ver o que tinha lá dentro, e ele, gentilmente, permitiu. Mas saí de lá com a maior sensação de ter cometido uma gafe. Dos títulos que tinha na sacola, fiquei curiosa a respeito de praticamente todos. Só que não me sinto no direito de divulgar o que vi, porque embora tenha sido o cavalheiro de sempre e deixado que a enxerida fuçasse as aquisições que acabara de fazer, sei que ele não sabe quem eu sou (a não ser que às vezes estou ao lado do Márcio quando os dois conversam), e não deve nem imaginar a existência deste espaço, agora vizinho do Pesqueiro dele.



Enfim, o que o(a) caro(a) leitor(a) acha? É feio demais pedir pra ver a sacola dos outros?

5 comentários:

  1. Luciana Gerbovic03/11/2008, 15:42

    hahaha...até agora nunca pedi pra ver a sacola, apesar de ficar esticando o pescoço pra ver se consigo ler os títulos lá dentro. Mas quem gosta de ler não se incomoda com isso, tenho certeza, pois um dos prazeres que essa paixão nos proporciona é justamente a troca...

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Fabiana Toledo03/11/2008, 20:10

    Eu tenho este problema com todas as pessoas que estão lendo ao meu lado... Nas viagem, nas livrarias, fico super antenada para saber o que aquela pessoa está lendo ou comprando... Confesso que já comprei livro por "indicação" do passageiro desconhecido do ônibus linha Poa X Floripa!!! Valeu! Abraços, belo trabalho sobre a feira, até breve!

    ResponderExcluir
  3. Adriane Lorentz04/11/2008, 06:47

    Achei "o máximo" esta enquete..parabéns pela criatividade da matéria. Eu, particularmente, não me importaria nem um pouco em mostrar as minhas compras, pediria, ainda, para ver as do outro...o que me traz um grande incentivo para a leitura. (Tb possuo um livro sendo lançado aí, embora esteja do outro lado do Atlântico). abs e curtam a feira por mim.

    ResponderExcluir
  4. No época das vacas gordas, quando enchia a sacola, eu era uma baita exibida e saia mostrando o que havia comprado. Será que isso é gafe?

    ResponderExcluir
  5. Liliana Garbin04/11/2008, 13:19

    Oi....adoro mostrar minhas compras e gosto d olhar o q os outros compram.Eu trabalho em frente a feira(n Banrisul) e estou toda hora bisbilhotando por lá.
    Adoro esse clima.
    Bjos.

    ResponderExcluir