O dia se espatifa: Do carmaval

terça-feira, 20 de fevereiro de 2007

Do carmaval

Reza a lenda que eu nasci numa Quarta-feira de Cinzas. Nunca me dei o trabalho de conferir se foi mesmo, mas deve ter sido. Não tinham por que mentir. O fato é que isso tem um forte significado. Nascer numa Quarta-feira de Cinzas quer dizer que durante toda a vida estamos correndo um forte risco de fazer aniversário no meio do Carnaval. E isso pesa na vida da pessoa, sabe? Porque o aniversário da pessoa vira, assim, uma reunião de pessoas que TIVERAM que ficar na cidade.

Longe de mim reclamar. Ou exigir cumprimentos de quem está na beira da praia – logo eu, que não guardo o aniversário de ninguém. Só achei relevante mencionar aos meus 17 leitores que a crise citada ali embaixo passou antes da chegada do grande dia. E também para contar que a véspera foi dedicada à casa, numa "faxina pós-reforma".

Ainda falta muita coisa, mas só nesta segunda foram quatro sacos de lixo de 100 litros cheios de coisas inúteis que sabe-se lá por que guardávamos pela casa. As paredes que foram amarelas nos últimos sete anos estão brancas, e o piso de cerâmica que eu detestava está lindo, todo branco também.

A faceirice – e a atucanação – é tanta, que eu já ia até esquecendo que o meu aniversário, de novo, caiu no Carnaval. Mas quem tá contando?

10 comentários:

  1. Prativê como tu é especial -- os bebês normalmente são concebidos no Carnaval...

    Repinuíar!

    (E desencana: a crise não é de idade, é de responsabilidade!)

    ResponderExcluir
  2. É verdade, a minha lembrança de
    menina de 11 anos estava certa,
    comprovei da maneira mais estranha
    possível, busquei na internet e
    achei a agenda do Papa Paulo VI:
    " UDIENZA GENERALE DI PAOLO VI
    Mercoledì, 20 febbraio 1974

    Quando si comincia ad interessarci di Cristo, finire non si può."
    Feliz Aniversário!
    Beijos,

    Tia Rita

    ResponderExcluir
  3. Feliz aniversario, Cassia!
    Quantos puxoes de orelha?? ;-)
    Tudo de bao! e beijos,

    ResponderExcluir
  4. Gracias, Riq, mas o meu medo mesmo é o da responsabilidade! ;-)

    ***

    Tiazinha, eu sabia que podia confiar na minha fonte...

    ***

    Valeu, Tadeu!

    ***

    Merci, Fer. São 33 puxões de orelha. Estou pensando se não está na hora de começar a pular um ano ou outro :-p

    ResponderExcluir
  5. Eu nasci numa sexta de Carnaval e independente de cair no Carnaval, por causa das férias nunca consegui comemorar com todos meus convidados. E o ano que mais gente compareceu fui justo quando caiu num domingo de carnaval e eu comemorei no sábado e quem estava na cidade, trabalhando compareceu em peso, afinal, haviam dois bares abertos em Porto Alegre, e comemoramos parte em um e parte em outro. Só assim para sair em véspera de Carnaval na cidade...

    E a propósito: FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. 1º- O que é atucanação?

    2º- Tua Tia Rita arrebentou!

    3º- Algum dos sacos rasgou? É que os meus de 100 litros, quando tento enchê-los sempre rasgam, aí acabo colocando 50lts nos de 100lts, mas, pagando no supermercado por sacos de 100lts, onde poderia ter economizado e comprado só de 50lts. rsrsrsrsrs

    4º- Parabéns pra você e muitos anos de vida.

    ResponderExcluir
  7. É dose, né, Fê? Obrigada!

    ***

    Lafa, atucanação é o porto-alegrês para "assoberbamento" no sentido de sobrecarregamento. E eu também não encho os sacos de lixo. Acho isso uma picaretagem. Aliás, a minha lata de lixo tem capacidade para 30 litros, mas eu só uso sacos de 50.

    ResponderExcluir
  8. Feliz aniversário, mana! Atrasado virtualmente, mas ao vivo foi no dia. = )
    E nem vem com crise retardatária, honey! Bom é que nem eu, que tem crise dos 30 com 28 e assim por diante! heh
    BJãozão da mana que te ama,
    Carol

    ResponderExcluir
  9. Olha, ainda bem q a tia Rita veio salvar a questão, e preciso t dizer q os seus pais são os únicos sãos. Digo isso pq a minha mãe falou a vida inteira q eu tinha nascido num sábado de carnaval, e este ano veio com um papo de que foi numa sexta. E para os seus 17 leitores, eu esclarecço q faço aniversário dois dias depois da moçoila. Os pais da Alessandra, q nasceu 2 dias depois de mim, e portanto, 4 depois de vc, sempre afirmaram - segundo ela - que ela havia nascido na terça de carnaval. Meu, os anos 70 foram realmente beeeeem loucos! Essa coisa de paz e amor deixou todo mundo meio sequelado...

    ResponderExcluir