O dia se espatifa: Minha fritadeira e bolinhos de arroz

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Minha fritadeira e bolinhos de arroz


Então que eu ganhei uma supersupimpa panela Wok de aniversário. Como já tinha uma, e fui avisada pelos queridos amigos que me presentearam que eu podia trocar... troquei. E a minha supersupimpa Wok virou uma supersupimpa fritadeira (exatamente a da foto ao lado).

Em 12 anos de dona de casa, nunca fui muito fã de frituras – pelo menos não na minha cozinha. E daí que as minhas eventuais experiências com esse tipo de comida costumavam ser meio decepcionantes. As panelas muito grandes demandavam muito óleo e, sei lá, a coisa não fluía bem. Uma vez fiz uns pastéis tão ruins e gordurosos que abandonamos os coitados no meio e apelamos para sanduíches.

Pois hoje resolvi arriscar e fazer uma receita que às vezes erro, às vezes acerto, às vezes erro... hoje acertei. Ficou igual ao da minha mãe. Que não sabe dar a receita com medidas precisas. Por isso, decidi anotar as quantidades e a forma de fazer, porque se não fizer isso agora, da próxima vez vou acabar inventando outra receita (de novo), e vai ficar uma porcaria. Ou não.

Com licença, Sérgio, mas a receita agora é minha.

Bolinho de arroz que dá certo

- 1 xícara de arroz cozido (1 xícara de arroz cru cozido, não uma xícara de arroz cozido, deu pra entender?)
- 1 xícara de leite
- 1 colher de sopa de salsinha picada
- 1 colher de sopa de cebolinha picada
- 1 colher de sopa de queijo ralado
- 2 ovos
- 4 colheres de sopa de farinha de trigo
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó
- 1 colher de óleo
- 1 pitada de açúcar
- sal e pimenta a gosto
- óleo que baste para fritar

Junte o leite ao arroz cozido e leve ao fogo até o leite incorporar. Mexa o tempo todo. Tire da panela e leve a uma tigela. Misture bem a salsinha, a cebolinha, o queijo ralado e os ovos (bata-os ligeiramente antes). Acrescente as colheres de farinha uma a uma, mexendo sempre. Quando a %22massa%22 ficar consistente, acrescente a colher de óleo (esse truque eu li numa receita em algum lugar, e fez toda a diferença), o sal, a pimenta, o açúcar e, por último, o fermento.

Aqueça bem o óleo (tem que ser muito óleo e muito quente) e forme os bolinhos com a colher (para evitar que a massa grude, mergulhe a colher no óleo antes de pegar a massa). Deixe fritar até dourar, escorra em papel-toalha e sirva.




Postado por Cássia Zanon

4 comentários: