O dia se espatifa: Boas práticas blogueiras

quinta-feira, 13 de dezembro de 2007

Boas práticas blogueiras

Vai daqui a lista mencionada no post acima:

- Leia blogs

- Cadastre-se e use ferramentas como Technorati, del.icio.us, StumbleUpon, Twitter. Não sabe o que são? Descubra!

- Participe de comunidades online como Facebook, Orkut, LastFM e informe o endereço do seu blog no seu perfil. Você pode se surpreender com quanta gente vai chegar a ele por ali.

- Dê links. Muitos links. Para fora do seu blog, para dentro do seu blog, para onde quer que vá ser relevante aos seus leitores.

- Deixe comentários em outros blogs. Mas não faça isso apenas para receber link de volta. Seja sincero nos comentários. Sair espalhando comentários a granel apenas para divulgar o seu blog pode ficar antipático.

- Quando alguém deixar um comentário em seu blog fazendo alguma pergunta ou pedindo uma réplica, não ignore. Dependendo do caso, responda na caixa de comentários e copie a resposta ao interessado por e-mail, para o caso de ele não voltar.

- Aproveite a informalidade do meio, usando uma linguagem mais coloquial. Deixe o jornalista de lado e lembre que quem vai ler um blog está esperando um pouco da personalidade do autor em cada post. Converse com o internauta, use o imperativo, instigue seu leitor a reagir.

- Acrescente o máximo de informações possível a todo post. Tem uma foto, um áudio, um vídeo (que você tenha direito de usar, é claro)? Bote lá! Lembre que os limites da Internet estão mais ligados às nossas limitações do que ao meio.

- Leia blogs

- Estimule a interatividade. Mesmo quando não estiver tratando de assuntos polêmicos, convide o leitor a comentar, responder, participar de alguma maneira. Estimule-o a levar a discussão para outros blogs. Isso provavelmente vai gerar mais links e trazer mais audiência para o seu blog.

- Escreva sobre assuntos que você domina, fale do que gosta, use e abuse da primeira pessoa. O que você está escrevendo no blog não precisa ser a palavra final sobre o assunto em questão, um post é como um comentário numa conversa informal. Como numa conversa informal, porém, convém cuidar para não ferir suscetibilidades nem dar informações incorretas ou reproduzir inverdades. Quando não souber sobre alguma coisa, diga que não sabe.

- Invista em posts curtos. Posts mais longos (como este) são interessantes eventualmente, mas blogs que empilham um tratado em cima do outro tendem a cansar o leitor, que, afinal, como você, não está com tempo sobrando...

- Leia blogs

Postado por Cássia Zanon

13 comentários:

  1. Gerson de Oliveira13/12/2007, 08:11

    Bahhhh... que aula esta! Caiu como uma luva pois estou pensando em publicar meus textos antigos, aqueles que estão em folha de almaço amarelados pelo tempo... Nada melhor do que por eles num blog. Grande beijo. És uma pessoa iluminada.

    ResponderExcluir
  2. Geane Albuquerque13/12/2007, 08:53

    Bom dia!
    Hoje vi o seu blog e gostei então eu decidi criar o meu !! mas eu sou "virgem" no assunto.. então gostaria de receber dicas osbre como publicar outors blogs, pq adorei o seu e quero postá-lo!

    Grata,

    Geane.

    ResponderExcluir
  3. sou do tempo que twitter é aquele falante pequenino que só sai agudo...
    acho que sou preguiçoso demais para estas ferramentas.

    ResponderExcluir
  4. Ai, eu sou low profile... rsrsrs

    ResponderExcluir
  5. Erick Formaggio13/12/2007, 15:56

    Olá Cássia,
    Gostei muito das suas dicas relacionadas à popularidade para blogs. Tenho escrito alguns artigos no meu blog sobre como promover blogs na internet, passa lá! Abraço!
    www.erickformaggio.com

    ResponderExcluir
  6. Tatiana Klix | www.clicrbs.com.br/idaevolta13/12/2007, 18:02

    Oi Cássia, até que para blogueira recente, já aprendi boas lições rapidinho. Faço grande parte das coisas que tu falou aí! Uma dica que acho interessante passar é sobre os títulos dos posts. É sempre bom lembrar daqueles que lêem os blogs por RSS. Títulos "genéricos e poéticos" podem ser bonitos e emociontantes, mas nem sempre atraem a leitura numa lista em agregadores de RSS, né? Além disso, o uso de palavras-chave ajuda no resultado dos buscadores.

    ResponderExcluir
  7. Fer Guimaraes Rosa13/12/2007, 20:48

    excelentes praticas, Cássia! :-)

    um beijo,

    ResponderExcluir
  8. Alexandre Inagaki13/12/2007, 21:20

    Ótimas dicas, Cássia! =)

    ResponderExcluir
  9. Diego Guichard15/12/2007, 15:14

    Muito legal esse post. Várias dicas eu já uso. Outras não, mas vou pesquisar pra turbinar o Canal dos Games (www.clicrbs.com.br/canaldosgames)
    abraço

    ResponderExcluir
  10. Emiliano Urbim16/12/2007, 10:55

    Aquilo de negritos e parágrafos curtos é meio polêmico, não?

    ResponderExcluir
  11. Camila Saccomori19/12/2007, 09:32

    Curti bastante o manual! Só ainda não sei qual é a regra para comentários raivosos: autorizar a publicação? Responder por email e dar corda para a má educação da pessoa? Sem falar nos anônimos que só entram para xingar (ou para deixar qualquer outro conteúdo inapropriado). Aliás, li que a Rosana Hermann está até processando um leitorinho inconveniente!

    ResponderExcluir
  12. Fernanda Souza23/12/2007, 12:31

    Também faço algumas dessas coisas sem nunca ter pensando assim, sistematicamente. E tenho que me inteirar mais dessas coisinhas como widget, technorati...
    Uma das regras que me impus foi nunca usar hehe, haha nos posts e nem carinhas :)

    www.fernandasouza.wordpress.com

    ResponderExcluir
  13. A dica que mais se repete é justamente aquela que não pretendo seguir: "leia blogs". Blogs não são como livros, que quanto mais lemos, mais aprendemos e melhores escritores nos tornamos. 94,7% dos blogs por aí são simplesmente CTRL+C CTRL+V de outros blogs, sem nada de conteúdo original, além de serem muito mal escritos. Claro, o seu fica entre os 5,3%
    abç

    ResponderExcluir