O dia se espatifa: Porque eu estou mal humorada

quinta-feira, 20 de julho de 2006

Porque eu estou mal humorada

Espero que essa venda da Varig pare com essa frescura de salvar a empresa com o dinheiro dos meus impostos. Da minha parte, seguirei preferindo Gol e TAM e voando Varig só quando for mais barato. Ou seja, nunca.

22 comentários:

  1. A mera existência da Varig já força a TAM e Gol a não serem tão caras. E se o dinheiro do teu imposto não for usado na salvação da Varig, não te preocupa, ele vai ser usado na transposição do São Francisco ou coisa parecida ;-)

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  2. Então, muito mais útil! :-p

    E eu avisei que tava de mau humor...

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  3. mau humor não é desculpa para injustiças. faz vários meses, para não dizer mais de um ano, que a Varig tem as passagens mais baratas do mercado, ganhando inclusive de coisas insalubres como a BRA. e com direito a comida de verdade e cerveja, o que faz toda a diferença em viagens um pouco mais longas.

    já a TAM faz pelo menos dois anos que pratica os preços mais caros do Brasil.

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  4. Solon, das últimas vezes que viajei, isso NUNCA aconteceu. Tudo bem que ultimamente tenho viajado pouco, mas NUNCA aconteceu. E eu sempre compro passagens com antecedência.

    Quando morei quase dois anos em São Paulo e voava pelo menos duas vezes por mês, as passagens da Varig sempre eram as mais caras. E o que eu quero com cerveja a bordo? Prefiro avião novo e saber que os pilotos estão com o salário em dia.

    Isso sem mencionar que só a Varig é capaz de ter um vôo POA > Florianópolis com escala em São Paulo. Não sei se ainda tem, mas por muito tempo teve...

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  5. a Varig tem as passagens mais baratas do país desde, pelo menos, o início do ano. um amigo de Brasília que esteve em Porto Alegre há uma semana, gastou menos de ida e volta com a Varig do que teria gasto apenas com a vinda pela TAM. o inconveniente, claro, é que atualmente tu nunca pode confiar que os vôos irão acontecer e/ou sairão na hora.

    quanto a aviões novos, não sei quais aviões a Varig ainda está voando, mas exceto pelos velhos e bons 737-300s, não há nada de muito diferente na sua frota em relação às concorrentes. além de que a Varig faz a manutenção de seus aviões na VEM, que é referência mundial na área, e tem o melhor histórico de segurança e manutenção do país.

    pilotos sem receber, de fato, é um problema que só a Varig (e a BRA) enfrenta atualmente. mas, sinceramente, conhecendo a raça, não me deixaria muito preocupado.

    e quanto ao vôo Porto Alegre - Florianópolis com escala em São Paulo, se tu parar para pensar, faz todo o sentido do mundo, embora possa não ser a opção mais confortável possível para o passageiro. se não havia nenhum vôo direto, obviamente era por razões econômicas.

    enfim, voar TAM ou Gol é uma opção pra lá de razoável, especialmente se não puder se dar ao luxo de correr riscos de cancelamento ou grandes atrasos.

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  6. na dúvida, a Internet está aí para não me deixar mentir. é só ir à página das empresas e planejar os vôos, para conferir os preços.

    se fosse viajar para Brasília, daqui exatamente um mês, o vôo mais barato que a TAM oferece é de R$ 589,12 (tem um que é R$ 1549,12, de econômica). a Gol chega a R$ 445,00 mais taxas de embarque (o mais caro é R$ 535,00). a Varig, infelizmente, parece que parou de vender bilhetes pela Internet, mas se acreditares na minha palavra, a passagem POA-Brasília mais barata que eles tinham há três meses era em torno de R$ 340 (vôo direto, já contando taxas de embarque).

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  7. Solon, tu tá de sacanagem comigo, né?
    :-)

    Senão, vejamos: a Varig não vende bilhetes pela internet, os funcionários estão trabalhando sem receber e tu quer que eu ache que pagar 340 por uma viagem que eu não sei se vai sair e chegar na hora (ou sequer sair e chegar) realmente é "mais barato" do que pagar R$ 445 pra ir pela Gol?

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  8. para começo de conversa, aí é uma questão de prioridades. o fato de a BRA existir e prosperar é mais do que prova de que existe um filão enorme de gente que está disposta a pagar mais barato sob pena de atrasar o vôo e coisas assim.

    aceitar pagar mais ou menos, por esta ou aquela vantagem (tem gente que paga 10 mil dólares por uma passagem de primeira classe porque precisa de cama para dormir e lagosta na janta) faz parte da economia da coisa, afinal de contas.

    além disso, Gol e TAM também sofrem de atrasos, especialmente se aquele fim de mundo chamado Aeroporto de Congonhas estiver envolvido. basta ver este relato do Santi, por exemplo.

    e além de tudo isso, eu não estava falando da Varig do jeito que está hoje, neste momento. estou falando da Varig desde o começo do ano até algumas semanas atrás quando começou o festival de aviões "groundeados".

    enfim, teu comentário era "voando Varig só quando for mais barato. Ou seja, nunca". e isto, como eu disse, é uma injustiça, pois a Varig passou meses sendo a mais barata do Brasil, ainda é e, se conseguir voltar às operações normais de outrora, não há nada que a impeça de continuar sendo.

    o que, claro, não vai precisar ser razão para que tu queiras abrir mão de voar pela TAM ou pela Gol.

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  9. O que eu acho mais divertido em te dar corda, Solon, é que tu acaba sempre se contradizendo, achando que está sendo coerente. A Varig está na pior há pelo menos cinco anos (não sei o tempo direito, porque não acompanho a coisa o tempo todo). A TAM conseguiu dar a volta por cima nesse período. A Varig não. E nesse período eu voei muitas vezes com dinheiro do MEU bolso, e NUNCA a Varig valeu a pena. Pode ter sido casualidade, mas COMIGO foi 100% de desaproveitamento em cinco anos.

    Por isso eu sou contra "salvarem" a Varig. Se os novos donos forem competentes e resolverem os problemas da empresa, vou adorar e ser uma das muitas a comemorar, mas não me venham apelar pra minha memória afetiva, que ela tem pelo menos mais do que cinco anos...

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  10. Solon, pode contar comigo para bombardear Congonhas. Aquilo é uma vergonha. E a ampliação deve ter consumido muito mais dinheiro do imposto da Cássia do que qualquer operação de salvamento à Varig...

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  11. Olha, o dinheiro do meu imposto a esta altura é o de menos. O que mais me incomoda na campanha é esse papo de "A Varig é nossa".

    Nossa de quem, caras pálidas?

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  12. onde é que está a minha contradição, exatamente, que eu ainda não vi? e dependendo da definição de "na merda", a Varig assim está desde os tempos do Collor.

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  13. Tu começou dizendo "a Internet está aí para não me deixar mentir. é só ir à página das empresas e planejar os vôos, para conferir os preços" e terminou com
    "a Varig, infelizmente, parece que parou de vender bilhetes pela Internet".

    Eu entendi pelo começo que a internet bastaria pra provar a tua tese. Mas eu teria que ligar pro meu agente de viagens mais próximo...

    Quanto à "m*rda", a TAM quase faliu tb. E a Gol não existia.

    Infelizmente, a Varig virou pra aviação nacional o que o JB e a Gazeta Mercantil viraram pra imprensa. Empresas mal administradas que destruíram marcas que pareciam indestrutíveis.

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  14. Aliás, Solon, como podes ver, eu consigo ser quase tão chata como tu
    :-p

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  15. tu não teria que ligar para agente de viagens nenhum, bastaria ligar para uma loja da Varig. ou, melhor, bastaria acreditar na minha palavra de que a passagem da Varig, daqui a Brasília, saía por aproximadamente R$ 340.

    não sei o quão perto a TAM esteve da falência, mas depois dos dois grandes acidentes em seqüência passaram, sim, por maus bocados. com razão, diga-se de passagem, e pode-se dizer que aquilo serviu para ajudar a empresa a passar por um necessário processo de remodelação.

    a Gol é um exemplo para o mundo de como fazer uma empresa aérea, tem uma direção extremamente inteligente e antenada ao mercado e, com toda a justiça, é hoje a empresa brasileira com mais "bala na agulha" no mercado internacional.

    a Varig, como eu já disse várias vezes, chegou onde chegou em parte por sacanagens do governo, mas em maior parte por causa de má gestão daquela maldita Fundação Rubem Berta. hoje é uma empresa que ainda tem uma marca muito forte, locações físicas excelentes (a começar pela localização de seus guichês em aeroportos) e rotas que TAM e Gol, principalmente, adorariam passar a operar. e ao mesmo tempo uma empresa com uma dívida fenomenal, que quanto mais devia mais cagadas fazia (como não repassar taxas de embarque à Infraero ou não repassar o desconto de planos de saúde do salário de seus funcionários para as operadoras).

    já falei, em outra ocasião, que se a Varig tivesse que fechar, acho que seria uma situação ruim para uma série de funcionários (especialmente aposentados), mas rapidamente todos se adaptariam à situação.

    também já voei de Gol, Transbrasil e United, porque eram as empresas que tinham as passagens mais baratas. voaria de novo sem problema algum.

    nada disso, no entanto, muda o fato de que pelo menos desde o começo do ano, a Varig era rotineiramente a empresa com os menores preços em passagens aéreas no país. e que a TAM há algum tempo é a mais cara (tudo isso não contando promoções como a dos R$ 25 da Gol, claro).

    ser chato não é problema. ser injusto e não dar o braço a torcer é. ;)

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  16. Putz. Estou frustrada. Nem *quase* tão chata eu consigo ser.

    E ser "injusta" em relação a uma empresa com todas as características supracitadas, olha, pra mim é um elogio.

    Gracias.

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  17. Cássia, esse Sólon me lembrou um cara que conheço. Foi convidado pela aristocracia ateniense para legislar no auge duma c*g*da monumental que a sociedade estava passando.

    Sua leis equilibraram (na visão da época, é claro) as tensões sociais existentes nas cidades-estado, chamdas Polis.

    É dele, por exemplo, a criação do tribunal de justiça, para fins de interpretação e aplicação da lei ao caso concreto.

    As Leis Sólon permitiu o surgimento da democracia grega, e, enfim, o surgimento na humanidade do sentido de justiça, igualdade entre as pessoas etc etc.

    Porque esse me lembrou aquele? É que, dizem à boca pequena, que o Sólon era muuuiiitto difícil de ser convencido de que ele estava errado, inclusive quando os amigos mais chegados o informavam que suas leis estavam tão boas, mas tão boas, que a aristocrácia já estava ficando fula com a perda dos seus privilégios e tchum! acabaram com o cara!

    Agora, o teu amigo aí, Solon, deve estar ruminando esta notícia: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u109558.shtml

    Por fim, "passagem barata; ligar para agência para ter informação; chegou onde chegou em parte por sacanagens do governo", p*rra! Ou Belém é longe demais das capitais, como diria o Humberto, e as fontes de notícias, jornais, livros, revistas etc, têm publicações, jornalista, articulistas etc. que escrevem tudo ao contrário, antes de serem despachadas pra cá...

    Ou o Solon é presidente da Fundação Rubem Berta, que, aliás, pelo menos pra estas bandas tupiniquins, foi a principal causadora da (quase?) falência da Varig.

    E mais, concordo contigo, Varig nossa? Ela é tão nosso como o é a Petrobrás, depois da dobradinha FHC x Wall Street! ;-)

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  18. eu acho muito engraçado que eu apresento um fato, ninguém o contradiz, e subitamente eu viro defensor da Varig, membro da Fundação Rubem Berta ou coisa que o valha.

    minha opinião sobre o futuro da empresa, e o valor de salvá-la ou deixar de fazê-lo já foi publicada em outros lugares em outras situações. se alguém estiver, de fato, interessado, é só procurar. posso adiantar que não tenho nenhuma vontade específica de que a empresa seja salva, só espero que seja feito o que for melhor economicamente.

    isto dito, a única coisa que eu falei até agora é que a Varig vinha sendo a empresa com os menores preços do mercado brasileiro desde o começo do ano, pelo menos. em nenhum momento sugeri a ninguém que comprasse bilhetes da mesma, que se interessasse em salvá-la ou o que quer que fosse. única e exclusivamente corrigi um dado incorreto.

    para eu ser "convencido de que estou errado", basta contradizer este simples dado, minha única afirmação até o momento. se sou chato, desculpem, é porque eu não gosto de passar por mentiroso ou cabeça dura só para não afetar a vaidade alheia.

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  19. Solon, eu já te disse isso antes, e vou repetir. Tu te leva a sério demais. Tão a sério que não viu ainda que essa discussão (sic) só veio até aqui porque tu não entendeu ainda que que no meu blog a última palavra vai ser minha, e não tua.

    :-)

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  20. Aliás, do Houaiss...

    hipérbole
    * substantivo feminino
    1 Rubrica: estilística, retórica.
    ênfase expressiva resultante do exagero da significação lingüística; auxese, exageração (p.ex.: morrer de medo, estourar de rir)

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  21. Desculpe-me Sólon, é que aqui pro "outro" Brasil, a Varig SEMPRE foi muito, muito, muito (3x) mais cara que a TAM, BRA e GOL. Seja este, outro, trêsontoutro ano.

    Tive o prazer, e idade suficiente pra ainda lembrar, das viajens que fiz para o nordeste e sudeste nos anos 80 pela Varig. Na classe econômica serviam um prato quente. Na 1ª Classe tinha até cardápio e serviam uns canapés de caviar! (blagh!)

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  22. Eu voei uma vez só pela Gol, mas para meu roteiro costumeiro, acho a Carris ótima, eheheh. Saudades.

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