O dia se espatifa: Mania de gourmet

sexta-feira, 28 de julho de 2006

Mania de gourmet

Acho até que já escrevi que tenho pavor de restaurante de bufê a quilo em que não se consegue comer uma salada simples, de alface, agrião e tomate, por exemplo. Dono de bufê a quilo que insiste em tascar morango na alface, manga no agrião, geléia na rúcula e invencionices do gênero merece a forca.

Bufê a quilo não é restaurante gourmet, caramba. Se fosse, a comida não ficaria cozinhando mais do que o necessário no bufê com um monte de gente falando em cima e deixando cair cabelo nas 1.678 variedades. Claro que eu como em bufê a quilo. Por mim, ficaria sempre com o bom e velho pêéfe, mas é quase impossível evitar bufês a quilo hoje em dia. E, sim, alguns são bem honestos.

Porém, tergiverso. Não é exatamente em bufês a quilo que estou pensando agora, mas no refeitório da firma. O refeitório da firma tem uma comida comível quase todos os dias. Quando dizemos que está "excelente", queremos dizer que está "honesta". Quando classificamos como "boa", é porque está "comível". Nos demais dias, é uma tristeza.

Além do preço supersubsidiado, o outro ponto que acho legal no refeitório da firma é que sempre tem salada. Porque fazer salada em casa todos os dias é complicado. Então, mesmo nos dias de "tristeza", dá pra comer uma saladinha no refeitório da firma. Nem que seja de alface com tomate.

Hoje eu fiquei faceira. Tinha rúcula, alface americana, e o tomate estava bem bonitinho. Em seguida, o baque. Uma das saladas era uma coisa inacreditável: beterraba cozida com côco ralado! BETERRABA COZIDA COM CÔCO RALADO! Olha, posso dizer que dos 10 quilos que engordei quando morei em Sampa, pelo menos um terço foi comendo em restaurantes bacanas, com chefs criativos e misturas inusitadas. Agora... beterraba cozida com côco ralado? Isso eu NUNCA vi nem imaginei.

No fundo, eu me sinto uma antipática escrevendo isso. Afinal, só porque sei a diferença entre margarina e manteiga e azeite de oliva e óleo de soja me vejo no direito de achar que sei alguma coisa sobre gastronomia? Se bem que, lembrando de novo da beterraba com côco ralado, repenso o medo de parecer nojenta e concluo que se não me dá esse direito, deveria.

10 comentários:

  1. os quiloes mudaram muito! no meu tempo era arroz, feijao, carne, batata, macarrao, salada de alface, tomate.. meu filho amava comer neles! :-)

    eu adoro umas invencionices, mas os ingredientes TEM que combinar, neh? beterraba com coco ralado vai pra mesma lista de inclui maionese com panetone! :-)

    bjs,

    ResponderExcluir
  2. Nos bufês a quilo eu acho que eles colocam essas coisas por dois motivos: para atrair as pessoas e para pesar mais! No Big também tem morango na salada de alface...

    Já na graxa, graxolândia, ou seja, o refeitório da firma eles adoram inventar moda! Essa eu não tinha visto ainda! Acho que eles querem disfarçar a comida ruim tentando parecer chique. Por isso chamam carne suína de carré, e ousam fazer com molho de laranja (nunca tive coragem de experimentar). A sobremesa é sempre creme de baunilha com alguma coisa que recebe nomes como Rei Alberto, Manjar de não-sei-o-quê.

    Mas o prato imbatível, pra mim, é o frango ao molho de canjica que eles servem no dia de São João! Nojento!

    ResponderExcluir
  3. hahahaha
    Que coisa isso... Graças a deus eu não estava aí para conferir pessoalmente! :)
    beijo, cassiola.

    ResponderExcluir
  4. Cássia,
    Nos meus quase 36 anos de vida e fã de beterrabas, te digo: NUNCA vi nas minhas andanças a dita cuja com coco ralado! Nem vi, nem comi. Hahahahaha E se visse também não comeria! Rs. Bjs.

    ResponderExcluir
  5. deusquemeperdoe. :P

    e eu também não entendo essa coisa de pintar comida. eu odeio comida azul. fui num restaurante em dia de jogo do Brasil, os ovinhos de codorna eram azuis, as maçãs eram verdes.

    ResponderExcluir
  6. bah, mas a graxa se superou nessa. até tinha me esquecido do Rei Alberto... confesso que eu gostava do creme de ervilha. o de milho era doce demais, o de batata terrível e o de cebola impraticável. nunca me esqueço que uma vez eu estava beem doente, com febre e enjôo e pedi uma canja. mas tinha esquecido que era a graxa e a canja, claro, viria cheia de graxa. não deu pra comer, ia piorar o que já está muito mal.....

    ResponderExcluir
  7. *


    o problema é que tu é chique, cassia, podre de chique.
    e comida de refeitório ou de bifê é pra peão.
    sem falar que porto alegre num é sum paulo.
    e pagar R$70 pra almoçar todo dia pode causar úlcera em assalariados.

    alguém topa um filé com fritas do TPS?



    *

    ResponderExcluir
  8. E tu comeu a tal beterraba com coco ralado?????? Essa tb nunca vi e sobrevivo dos bufês a quilo do centro da Capital. Sempre me deparo com salada de repolho com passas e nozes, mas até que fica bom!
    beijos

    ResponderExcluir
  9. o bufet da firma tem uma criatividade insuperável.
    já reparastes nos enfeites do balcão de comida? Surreais!
    Não sei agora, mas no meu tempo eram dignos de fotografia: como não fazer um arranjo de bufet!

    ResponderExcluir
  10. Hahahahahahaha, que coisa! Acho que nesse dia eu faltei também.
    Vou começar a ir todo dia pra achar uns posts bacanas assim, hihi. Beijos.

    ResponderExcluir